segunda-feira, 13 de abril de 2009

Festival Sesc de Melhores Filmes

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Acontece nesse mês de abril, do dia 9 ao dia 30, no Cinesesc de São Paulo, o Festival Sesc de Melhores de Filmes eleitos pelo público e por críticos de cinema.

Também haverá uma exposição do artista visual Mike Mike: Tela e Platéia - 35 anos de melhores. O projeto de Mike Mike, intitulado "Face of Tomorrow" (A Cara do Amanhã), homenageia o público freqüentador do CineSESC ao captar uma centena de imagens de pessoas e fundi-las.


São 54 títulos e uma boa oportunidade de ver ou de rever alguns filmes que passaram pelas salas de cinema em 2008.


Entre opções conhecidas e títulos que passaram batido pelas salas de cinema, vale a pena. O único problema fica por conta do ingresso que subiu de R$ 4,00 para R$ 8,00 (estudantes, professores e idosos pagam meia).O pessoal do Cinesesc percebeu que os festivais vêm se tornando uma boa oportunidade de lucrar . Malditos... ¬¬’


Abaixo segue a programação (em negrito estão os filmes que conferi no ano passado).


35ª Festival SESC Melhores Filmes


Cinesesc


Rua Augusta, 2075, Cerqueira César


0/xx/3087-0500


De 9 a 30 de abril


Ingressos: R$ 4 a R$ 8


Passaporte 15 filmes: R$ 20 a R$ 80



Programação Completa:



9/4, quinta-feira


14h30 - Personal Che


17h – Um Beijo Roubado


19h - Era uma Vez


21h30 - Vicky, Cristina Barcelona



10/5, sexta-feira


14h30 - Quando Estou Amando


17h - Juno


19h - O Segredo do Grão


21h30 - Encarnação do Demônio



11/4, sábado


14h30 - O Garoto Cósmico


17h - Persépolis


19h - Batman - O Cavaleiro das Trevas


21h30 - Linha de Passe



12/4, domingo


14h30 - Wall-E


17h - Paranoid Park


19h - Nome Próprio


21h30 - Onde os Fracos Não Têm Vez



13/4, segunda-feira


14h30 - O Caçador de Pipas


17h - Senhores do Crime


19h - Meu Nome Não é Johnny


21h30 - Não Estou lá



14/4, terça-feira


14h30 - Falsa Loura


17h - Vicky Cristina Barcelona


19h - Luz Silenciosa


21h30 - Um Conto de Natal



15/4, quarta-feira


14h30 - Sicko


17h - Longe Dela


19h - Meu Nome não é Johnny


21h30 - Onde os Fracos Não Têm Vez



16/4, quinta-feira


14h30 - Linha de Passe


17h - Falsa Loura


19h - Não Estou Lá


21h30 - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias



17/4, sexta-feira


14h30 - O Escafandro e a Borboleta


17h - Cana Quente


19h - Os Desafinados


21h30 - Ensaio sobre a cegueira



18/4, sábado


14h30 - Chega de Saudade


17h - Pecados Inocentes


19h - A Questão Humana


21h30 - Encarnação do Demônio



19/4, domingo


14h30 - Batman - O Cavaleiro das Trevas


17h - Senhores do Crime


19h - Linha de Passe


21h30 - Não Estou Lá



20/4, segunda-feira


14h30 - Serras da Desordem


17h - Vicky Cristina Barcelona


19h - Gomorra


21h30 - Leonera



21/4, terça-feira


14h30 - O Escafandro e a Borboleta


17h - Feliz Natal


19h - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias


21h30 - Última Parada 174



22/4, quarta-feira


14h30 - A Questão Humana


17h - Mistério do Samba


19h - Uma Garota Dividida em Dois


21h30 - Na Natureza Selvagem



23/4, quinta-feira


14h30 - Bezerra de Menezes


17h - Pan-Cinema Permanente


19h - Batman - O Cavaleiro das Trevas


21h30 - Juno



24/4, sexta-feira


14h30 - Pecados Inocentes


17h - O Signo da Cidade


19h - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco


21h30 – Crepúsculo (??!!)



25/4, sábado


14h30 - Leonera


17h - Persepólis


19h - A Questão Humana


21h30 - Estômago



26/4, domingo


14h30 - Wall-E


17h - Uma Garota Dividida em Dois


19h - Feliz Natal


21h30 - Short Bus



27/4, segunda-feira


14h30 - Mistério do Samba


17h - Vingança


19h - Ensaio Cegueira


21h30 - Signo da Cidade



28/4, terça-feira


14h30 - Silêncio de Lorna


17h - Personal Che


19h - Cleópatra


21h30 - Short Bus



29/4, quarta-feira


14h30 - Cana Quente


17h - Senhores do Crime


19h - Serras da Desordem


21h30 - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco



30/4, quinta-feira


14h30 - Crepúsculo


17h - Feliz Natal


19h - Paranoid Park


21h30 - Última Parada 174



http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/melhores_filmes/index.cfm?edicao=2009



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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Só uma prévia...

Estão sendo dias cheios, e acabei diminuindo drasticamente o número de postagens. Mas as coisas estão se acalmando e tentarei voltar ao objetivo de, no mínimo, um post por semana.


Por enquanto, deixo um trailer que não é nada menos do que lindo. Onde Vivem Os Monstros é o novo filme do diretor Spike Jonze (de Adaptação e Quero Ser John Malkovich) baseado no livro infantil do autor Maurice Sendak. Publicado originalmente em 1963, o livro acompanha Max, um garoto malcriado mandado para a cama sem jantar. No quarto, ele começa a imaginar um mundo exótico, a terra de Wild Things, povoado por criaturas selvagens estranhas, que recebem o menino como seu regente.


Trailers não salvam filmes, aliás, não é raro passarem uma idéia totalmente errada ou serem prévias muito melhores do que seus resultados finais. Mas não custa nada sonhar, assim como faz o garotinho Max. ;-)







Entre Os Muros da Escola

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Saí pesado da sessão de Entre Os Muros da Escola, exausto, com dificuldade de ligar alguns raciocínios. Percebi que o filme exigira demais de mim, que por quase duas horas tentei em vão encontras certos e errados para poder dormir com a consciência tranqüila. Felizmente, eu não encontrei nenhuma resposta cômoda.

Entre Os Muros da Escola, do diretor Laurent Cantet, mostra o dia-a-dia de um professor de francês e sua turma da 7ª série de um colégio público na França. Os alunos representam a pluralidade étnica resultante tanto da globalização quanto dos tempos da França colonizadora. Nesse aspecto, o filme mostra-se bastante atual, não se esquecendo do preconceito que cada grupo expressa a respeito do outro, ainda que maquiados pela imaturidade dos jovens.


Não há muito que dizer de “história”, pois o filme se desenvolve ora por fatos específicos que desencadeiam ações posteriores, ora por fatos isolados de algum dia qualquer durante o ano letivo.


Isso reforça a opção pela imparcialidade do diretor Cantet, ainda que acompanhemos o professor François Marin por todo o filme. Na verdade, mesmo que tente seguir o rigor das regras do seu trabalho, parece que Marin é um dos poucos que consegue enxergar o outro lado, o do aluno.


É essa questão que transforma o filme num exercício tão difícil. Provavelmente, se eu o tivesse assistido há 5 anos, não seria tão difícil escolher um lado como é agora. O filme nem mesmo parece exigir isso. A proposta é de representar o pequeno universo que dentro dos muros de uma escola – a única cena exterior é a do começo do filme, quando Marin toma seu café numa lanchonete - e como se relacionam seus principais habitantes, alunos e professores, que por si só já compõe mais dois outros universos que é o dos jovens adolescentes e o dos adultos. Para explicitar essa situação: a cena do professor que entra na sala dos professores esbravejando seus alunos e desabafando sobre suas frustrações enquanto seus colegas apenas o ouvem solidariamente até que, sozinho, ele se acalma; no outro lado, os alunos se juntam em protesto contra a possível expulsão de um colega, que protagoniza momentos de céu e inferno no mesmo ano.


Existe um balanço de forças durante o filme. Se os jovens são inexperientes e imaturos, não deixam de ser cruéis em suas palavras ou ações, assim como os professores que se dedicam à educação, mas esbarram na necessidade de cumprir as leis que lhes impõe as instituições da sociedade.


O grande objetivo (e problema) da comunicação acaba mesmo sendo o “outro”, a necessidade de se fazer entender pelo outro. Se a intenção era explicitar esse imenso ruído na comunicação entre professores e alunos, na difícil tarefa de conduzir a educação nas escolas (principalmente as não-particulares), o sentido ficou bem claro.


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